PROJETO MANCALA
A palavra mancala origina-se do árabe naqaala, que significa mover, deslocar, transportar de um lado para o outro. A origem mais provável desse jogo está no Egito Antigo (África) onde teria surgido por volta do ano 2.000 antes de Cristo (para alguns o jogo tem mais de 7.000 anos), é jogado atualmente em inúmeros países africanos, mas já extrapolou as fronteiras deste continente.Trata-se de um jogo com profundas raízes filosóficas. Na África é considerado como possuidores de poderes muito especiais, ligados a aspectos de caráter mitológico, sagrado,hierárquico e divino. Os tabuleiros de alguns jogos faziam parte dos objetos sagrado sutilizados em rituais, e eram peças valorosas que, geralmente, eram transferidos de geração em geração.
É jogado, habitualmente, com pequenas pedras ou com sementes. A movimentação das peças tem um sentido de "semeadura" e "colheita". Cada jogador é obrigado a recolher sementes (que neste momento não pertencem a nenhum dos jogadores), e com elas semeá-las suas casas do tabuleiro, mas também as casas do adversário. Seguindo as regras, em dado momento o jogador faz a "colheita" de sementes, que passam a ser suas. Ganha quem mais sementes tiver no final do jogo. É um jogo em que não há sorte envolvida, mas exclusivamente raciocínio lógico e matemático.
Geralmente é disputado por duas pessoas, mas existem variantes para até seis pessoas.
a) São jogados por duas pessoas, uma em frente à outra, com o tabuleiro longitudinalmente colocados entre elas;
b)Antes de começar o jogo, o mesmo número de sementes é distribuído em cada uma das cavidades do tabuleiro; (no nosso caso 4 sementes em cada cavidade)
c) Os jogadores se alternam para jogar, distribuindo as sementes da cavidade escolhida, uma a uma, no sentido anti-horário, nas cavidadessubseqüentes;
d) Sempre há captura de sementes quando quem está plantando termina em uma cavidade(do adversário) que contém (depois de semear) 2 ou 3 sementes . Aí o jogador captura(retira do tabuleiro e vai guardando) as sementes, se na casa anterior tiver, também 2 ou 3 sementes, o jogador pode capturá-las, assim por diante.
e) A partida termina quando restam muito poucas sementes para o jogo continuar ou quando resta apenas uma semente em cada lado;
f) Ganha quem tem o maior número de sementes;
g) As estratégias do jogo envolvem movimentos calculados, que exigem muita concentração, antecipação e esforço intelectual;
De extremo valor pedagógico e humano é com certeza um valioso recurso e extremamente barato que pode ser usado por qualquer escola.
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